Início

sábado, 30 de novembro de 2013

“Peripécias de Gusia no país de Albruthamahi”

I
 Ele é um menino maluquinho. Viaja aqui e acolá. Conhece o mundo todo, mas não sabe de nada.
 Gusia é um menino normal, desses que viajam o mundo inteiro. Nunca viu um desses? Que pena, pois eles existem. E se você quiser, qualquer dia desses te apresento um.
 Gusia vivia lá, numa terra onde só havia terra. Mas eu sei de onde ele veio, veio de uma terra onde só havia concreto, e gente. Muita gente.
 Mas ele não trazia recordações da terra de concreto. Lá, as pessoas estavam a tanto tempo sem ver a terra de terra, que já estavam, elas mesmas, virando concreto. Concreto duro, puro e sem cor.
 Vou contar para vocês como Gusia conheceu tantos lugares. Lugares extraordinários, inacreditáveis. Também haviam lugares ridículos, com cara de terra suja, mas esses eu nem vou contar, pra não sujar essa folha.


Dezembro de 2010.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

C4N6A0_D0_3X1LIO.exe


"Minha home page tem softwares,
Onde processa o firewall;
As password, que aqui navegam,
Não navegam como dial.

Nosso wi-fi tem mais sinal,
Nossas conexões têm mais velocidade,
Nossos links têm mais HTML,
Nossa HTTP mais update.

Em java, sozinho, à noite,
Mais lan encontro eu lá;
Minha home page tem softwares,
Onde processa o firewall.

Minha home page tem wireless,
Que tais não cadastro eu cá;
Em java — sozinho, à noite —
Mais download encontro eu lá;
Minha home page tem softwares,
Onde processa o firewall.

Não permita Windows, meu logoff,
Sem que eu atualize para lá;
Sem que reinicie os wirelees
Que não pesquiso por cá;
Sem qu’inda visualize os softwares,
Onde processa o firewall."


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mea Culpa


Reduzir: solução ou problema?
 Não. A redução da maioridade penal no Brasil não é a solução para a violência generalizada que assola o país. Seria simples e lindo demais.
 Poderíamos mandar para a cadeia adolescentes de 16, 14 e até de 12 anos de idade, o que causaria muito medo nos demais, extinguindo os crimes cometidos por eles. Fácil, não? E como num passe de mágica o problema seria resolvido. Lembrando que, claro, graças ao eficiente sistema penitenciário (que tem milhares de vagas, diga-se de passagem), em poucos anos esses então jovens e adultos estariam completamente aptos à ressocialização, voltando para seus lares e trabalhos.
 Agora, voltemos à cruel realidade brasileira, onde milhares de adolescentes padecem marginalizados não apenas pelo sistema governamental que não lhes oferece acesso aos direitos fundamentais como educação básica, moradia digna, bens culturais e profissionalização, como também pela própria sociedade como um todo, que de forma mais que hipócrita os ignora como se não pertencêssemos à mesma espécie.
 Quem se diz a favor da redução da maioridade penal, que na maioria dos casos é vítima da desinformação, talvez tenha se esquecido de que com uma população carcerária de 470 mil reeducandos, os presídios brasileiros foram projetados para comportar menos de 296 mil, o que significa um déficit de aproximadamente 174 mil vagas. Esqueceu-se também que o sistema prisional, salvo exceções, não reabilita o preso à vida em sociedade, antes oferece-lhe um “doutorado do crime”.
 A solução para a violência no Brasil implica a mudança em raízes mais profundas da nossa república. Requer o querer pleno de nossos governantes. Chama à responsabilidade aqueles a quem cabe defender os interesses coletivos e soberanos da nação. Diz respeito à uma reformulação geral e profunda nos sistemas legislativo e judiciário.
 Poderíamos partir da célebre citação de Victor Hugo: “Quem abre uma escola, fecha uma prisão”.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Índio Na Fotografia Brasileira

"Tupi or not tupi, this is the question."
Oswald de Andrade

Recentemente me converti à fotografia. Não que ela seja uma religião ou ideologia política, mas algo próximo de uma linda filosofia de vida. 
Qualquer dia desses, posto aqui algo sobre fotografia e os maiores fotógrafos de todos os tempos e da atualidade e de todos os cantos do mundo e as fotografias mais premiadas e as mais polêmicas e as mais lindas e as mais qualquer coisa. Prometo. Mas enquanto esse dia não chega, vou compartilhar com vocês um único projeto, que envolve dezenas de fotógrafos, brasileiros ou não, de séculos atrás e dos dias de hoje. Entre eles, figuras históricas do Brasil como o Marechal Rondon e fotógrafos pra lá de famosos, como Sebastião Salgado.

O Índio Na Fotografia Brasileira (Fonte: Internet)
"O objetivo é apresentar para o público em geral 
um panorama sobre a representação do índio
 na fotografia brasileira."
Leonardo Wen, em entrevista ao blog do Instituto Moreira Salles

Iniciado em janeiro de 2013, o premiado projeto de pesquisa Iconografia fotográfica dos povos indígenas do Brasil de autoria do fotógrafo Leonardo Wen, reúne num único site 3 séculos de registro dos índios brasileiros, sob os mais diversos olhares e aspectos.
Patrocinado pela Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura e Governo Federal, a pesquisa tem como fonte, além dos acervos pessoais de alguns dos fotógrafos, órgãos como o Museu do Índio e a Biblioteca Nacional.
O site me fez lembrar da exposição ~Ofayé: Passado e Presente~ de autoria do Dr. Giovani José da Silva (professor da UFMS/NA) que retratava a passagem do antropólogo Darcy Ribeiro por essas bandas em 1948, estudando a vida dos antigos donos das terras de Moura Andrade, os povos Ofayé Xavante, que além de servir como base ao TCC da então acadêmica Maria Eunice Carvalho, foi justificativa à criação do Selo Ofayé e do Dia Municipal do Povo Ofayé, comemorado em 20 de abril por iniciativa do vereador petista Vicente Lichoti.
Aos estudantes, futuros antropólogos, historiadores, fotógrafos e curiosos de plantão, sem dúvidas esse é um brilhante pontapé inicial. Apreciem com moderação. Ou não.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Memórias

A palavra memórias tem muitos significados para mim. Bons e ruins, assim como elas. Cheias de emoções ou completamente vazias de sentimentos. Apenas memórias.
Quero compartilhar com vocês um dos seus significados para mim.
Hoje tive a oportunidade de conversar com um veterano da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Não me orgulho da guerra, muito pelo contrário. Não há o menor sentido nela. Também não posso dizer que o passado do Exército Brasileiro seja glorioso. Mas não é de nada disso que quero que se lembrem agora.
Esbanjando juventude e bom humor por onde passa, o Sr. Agostinho, presidente da ANVFEB de MS, hoje com 88 anos, tem horas e horas de histórias para contar. Não consigo traduzir a sensação de estar frente a frente com uma pessoa assim, a não ser por essa palavra: memórias.
Olhando para os seus olhos nuveados, parece que consigo enxergar os horrores que ele assistiu nos campos de batalha da Itália durante a II Guerra Mundial. Sua voz, ainda firme e clara, me faz imaginá-la ecoando entre as trincheiras, cortando o frio. Suas mãos, que pude apertar com emoção, estiveram lá. Eu sei. Empunhando a metralha, apalpando a neve, amparando os camaradas. Sujas de pólvora, talvez de graxa ou ainda, de sangue. Memórias.
Sd. Agostinho, um dos últimos "pracinhas" sobreviventes da II Guerra Mundial, acompanhado de um dos mais recentes soldados do Exército Brasileiro, que se Deus quiser não vai para guerra nenhuma.

 Prometo que em breve entrevisto ele e conto uma de suas histórias aqui. Vocês vão gostar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

As Listas do Panda

Imagine um panda entediado. Agora tente imaginar um site com esse nome. Sim, ele existe. Bored Panda. A única revista para pandas.
Não consigo definir o conteúdo do site em uma frase ou algo parecido. Ele divulga muita coisa. Arte, moda, desenho, fotografia, bizarrices, curiosidades, coisas inacreditáveis (que nem sempre são bizarras ou curiosas), pintura, idiotices, entre tantas outras coisas. A maioria proveniente do Reino Unido, Canadá e EUA (não sei porquê, mas acho que as idiotices em sua maioria vêm dos EUA). Ah, e claro, ele cria listas. Listas me chamam muito a atenção. Elas são geniais. Não sei se com vocês funciona da mesma forma, mas só há um jeito de descobrir. E aqui vai...

Escolhidos no site StrangeBuildings por votação dos leitores, essa lista reúne as mais estranhas construções (casas, prédios, monumentos, etc) de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. É de cair o queixo. Dá até vontade de ir lá ver de pertinho cada uma delas. Ah, e só pra registro: a Catedral, em Brasília-DF, eu já visitei. O projeto é do falecido imortal Niemeyer (que os Deuses o tenham).


Não sei vocês, mas cada dia que passa, imagino minha futura casa de um jeito diferente. Desde uma cabana na floresta, uma casa subterrânea e até um trailer sem destino, cada vez que vejo algo bacana, quero acrescentar nos meus projetos ou mudo completamente de ideia.
Inspirada em diversos sites, essa lista coloca num pacote só ideias pra lá de interessantes que vão te fazer parar pra pensar em como ficariam na sua casa.
O site adverte: “vendo algumas dessas imagens você pode ficar insatisfeito com sua casa atual!”

Eu já entrei em lugares abandonados e a sensação que se tem é a de que a qualquer momento aquelas pessoas que viviam ali, vão aparecer. Parece que o lugar está numa espécie de pausa, como se de repente alguém apertasse o play e toda a vida voltasse. Todo o sentido reaparecesse. E isso não significa que você QUEIRA que isso aconteça. Nem sempre é uma boa ideia que as pessoas dali voltem à vida e tudo volte a funcionar. Não com você ali. É nesse momento que surge o arrepio.

Não aparece nenhum lugar do Brasil nessa lista, embora haja lugares difíceis de acreditar aqui na terrinha tupi.
Desde campos de flores, lagos, montanhas e até cavernas, essa lista encanta pela beleza dos lugares.
Se algum dia você visitar algum desses lugares, não deixe de me mandar uma foto. Quem sabe assim eu passe a acreditar mais. E claro, se eu for antes de você, posto a foto aqui pra mostrar que é real.

Não sabe quem é Banksy? Na boa, pare o que está fazendo e leia um pouquinho sobre ele. Vale a pena. Agora continuemos. Aqui estão os 80 (eu sei, a lista é enorme!) grafites mais irados dele.
Política, religião, economia e até a guerra e a fome servem de inspiração ao polêmico artista que vem revolucionando o modo como o mundo enxerga o grafite.


Como o próprio site diz, não importa se você está apenas com a câmera do celular ou uma super máquina fotográfica. A foto no momento perfeito não depende disso. Você vai precisar de oportunidade e muita, mas muita sorte. A exemplo de uma outra lista, apenas com fotos de animais, essa mostra a façanha de fotógrafos de vários cantos do globo. Profissionais, amadores ou acidentais, eles mostram o resultado de se estar no lugar certo, no momento certo.

*Os links de sites em inglês foram gentilmente traduzidos pelo Google, portanto não se surpreenda se vir coisas como "inchaço de ganso" em vez de "arrepio".

domingo, 24 de novembro de 2013

Leva Blusa!

Gosta de fazer vídeos? Legal. E de pinguim? Também? Então esse concurso é para você!
A Marinha do Brasil divulgou o regulamento de um concurso que tem como prêmio, nada mais, nada menos, que uma viagem (com direito a acompanhante) à Antárctica. Não gostou? É brincadeira! Tô falando DESSA Antártica. Isso mesmo.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, que tenha no mínimo 15 e no máximo 19 anos. Claro que você não pode ter nenhuma complicação de saúde com o frio, senão já era, por que se existe um lugar frio nesse mundo, esse lugar se chama Antártica.

BELEZA! E O QUE EU FAÇO?
É bem simples: produza um vídeo de 1 a 3 minutos falando (não é só falar, eu sei) sobre o trabalho do Brasil na Antártica. Serão julgados basicamente quatro critérios: criatividade, expressividade, qualidade do vídeo (imagem, áudio, etc) e relevância do conteúdo.
Se você nem sabia que o Brasil desenvolve trabalhos importantíssimos na Antártica, não tem problema, dá tempo de estudar. Comece por essa palavrinha aqui ó: ProAntar.

E A INSCRIÇÃO?
O prazo para inscrição vai até o dia 10 de janeiro de 2014, podendo ser feita apenas no site do concurso. Você tem até dia 10 para enviar o seu vídeo, mas cuidado: se ele não chegar lá* até dia 17... Perdeu! Desclassificado.

Tá esperando o quê? Liga logo pra aquele seu amigo que tem uma câmera (a gente sempre tem um amigo que tem uma câmera), comecem a pesquisar sobre o trabalho das equipes brasileiras na terra do gelo, chama também aquela sua amiga que escreve super bem (pra fazer o roteiro do vídeo) e já entra no site e faz sua inscrição (pra garantir).
Ah, e não esquece de me mandar o vídeo, pra eu postar aqui. Vou ficar na torcida. E já vai comprando luva, cachecol, blusas de esquimó, meias de lã e coisas do tipo. Vai precisar.


*Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Anexo B, 3º Andar, Brasília/DF, CEP 70055-900
** Qualquer dúvida, manda um e-mail pra galera: concursoeacf@secirm.mar.mil.br

sábado, 23 de novembro de 2013

Anatomia Digital


 Lembra quando o professor de ciências ficava mostrando aqueles desenhos bem coloridos com os vários sistemas, órgãos, tecidos e demais estruturas do corpo humano?
 Lembra também, quando em 2005 a Google lançou uma ferramenta chamada Google Earth, que mostra o globo terrestre em 3D a partir de imagens feitas por satélites e aeronaves? Em 2007 o aplicativo evoluiu para uma versão panorâmica de 360º (Street View) lançada no Brasil em 2010. Legal.
 Agora tente juntar as duas coisas. Não seria incrível? Pois já tiveram essa ideia.
Existem vários aplicativos e sites que exploram o corpo humano em três dimensões. Alguns com funcionalidades específicas como o Anatomography, desenvolvido por Ousako Okubo, professor do Instituto Nacional de Genética do Japão, outros com temas mais abrangentes, como o BodyMaps da Healthline, além dos pagos, como a linha de aplicativos da Visible Body.
 Bem, como eu não tô disposto a gastar grana com esses aplicativos caros e bem limitados, procurei uma ferramenta gratuita que reunisse todas as funções e capacidades desses programas pagos. O que encontrei é realmente surpreendente (se você já conhece, não vale).
Ferramenta mostra corpo feminino e masculino
 Lançado pela Google (como sempre!) como projeto em 2010 com o nome de Google Body (sugestivo, não?) a ferramenta acabou sendo comprada e aprimorada em 2012 pelo grupo Zygote e, adivinhem, ganhou o nome de... Zygote Body (surpresaaa!). Claro, a Google não poderia ficar por baixo: manteve uma ferramenta semelhante, mas com o corpo de uma vaca. Bizarro, não?
 Mas voltando ao Zygote Body, no site do aplicativo eles prometem uma ferramenta de dissecação digital, em tempo real, com detalhamento incrível, função de pesquisa avançada e específica, níveis inovadores para visualização, tipo, todas as camadas e estruturas existentes no corpo, uma verdadeira revolução anatômica e fisiológica. E é exatamente isso (e mais um pouco) que é.
 O aplicativo é tão completo e fácil de usar, que depois que o conheci passei a perguntar pros médicos que conheço se eles já tinham ouvido falar. A maioria respondeu que o Zygote é referência em universidades e clínicas. Meu médico usa.
 Enfim, acho que super vale a pena mesmo que você não se amarre em anatomia, biologia, fisiologia, medicina ou qualquer coisa do tipo. Sempre que me machuco durante algum exercício ou sei lá, lembro que alguma parte do meu corpo existe, dou uma olhada no Zygote pra saber exatamente onde ela está e para que serve. Obrigado, Da Vincci.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tá explicado!

Cegonha? Sementinha? Nada disso! Para você que não tem a menor noção de como explicar pros seus filhos como foi que eles vieram ou virão ao mundo, eu encontrei a solução!

A revelação foi feita pelo canadense mais genial que eu já vi na net: Anthony Stuart.
Em 6 imagens, e sem falar de coisas como balada, camisinha furada, dores, chutes na barriga, desejos malucos de grávidas, médico ou ultrassom, o Sr. Stuart nos mostra a mágica do nascimento, usando como exemplo a sua própria experiência.









Publicada em sua conta do Tumblr no dia 9 do mês passado, a série de fotos percorreu o mundo e já bate a marca de mais de 200 mil acessos. Com o nome de "Pequeno Consolo do Papai" (ou algo parecido), a conta registra ainda outros episódios curiosos da vida da pequenina Grace.
Anthony que vive com sua esposa Kristi em New Brunswick, uma província marítma do Canadá, disse ao site canadense CBC que está "surpreso com a viagem que o post fez pelo mundo." Ele achou que seria algo "compartilhado apenas com amigos e familiares". Bem vindo à Web, amigo!
Há ainda, outras séries de fotos que registram a fofucha Grace Stuart com temas pra lá de irados como Star Wars, Halloween e Iron Man. Se você curtiu, pode compartilhar com seus camaradinhas e até entrar em contato com o Anthony para dar os parabéns pela bebê ou só pra mandar um abração direto do Brasil. Eles vão ficar super felizes.
 
"Em julho tivemos uma menina. Ela é linda. Este blog é destinado a registrar os momentos com a minha família. Principalmente os momentos encenados. Minha esposa leva muito na esportiva."    (Anthony Stuart, pai da Grace)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jornal de Poesia

Alô, alô, marciano! (Aqui quem fala é da Terra)
Espero que estejam todos bem. 
Sei que ando meio sumido, por conta dos feriados (15 e 19).
Enfim, passando só pra recomendar um site de poesias que eu adoro.
Não que ele seja simplesmente um site de poesias. Eu tô falando do maior acervo digital de poesias de que já tive notícias!

Jornal de Poesia, é o nome da beleza!

Você pode pesquisar pela inicial do nome do autor ou pelo nome da obra. Mas se você não faz a menor ideia de quem escreveu ou de como é o nome, não tem problema: pesquise por um trechinho do poema que ficou gravado na sua cabeça. 
Além do acervo de poesias, poemas, crônicas, contos e sonetos, o site traz também novidades sobre autores, encontros, festivais, edições comentadas, entrevistas e muito mais.
Aos amantes da leitura, bon appetit!

"Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas
leituras não era a beleza das frases, mas a doença delas.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
- Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me disse.
Ele fez um limpamento em meus receios.
O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença,
pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas...
E se riu."
(Mundo Pequeno - O Livro das Ignorãças, Manuel de Barros)

sábado, 16 de novembro de 2013

A Escola

Cidadão crítico.
Crítico e pensante.
Pensante-político.
Político/ elefante.

Mas pensante pra quê?
Pensar pra si só?
Pensar pra morrer,
Ou morrer só de dó?

Se não pode falar
É melhor nem pensar.
E se pensar é morrer,
Vou falar sem viver!

E viver sem pensar,
Sem ao menos tentar...
É, de fato, viver?

Poema escrito no verso da minha prova de Artes em 24 de maio de 2011.
Critica a incoerência da escola que se diz responsável por formar cidadãos pensantes e críticos, transformadores da própria realidade, no entanto censura a ação de estudantes que começam a desconfiar demais, questionar demais. 
(Veja denúncia e consequência, diferente do caso semelhante ocorrido em SP e suas consequências.)
***
À título de curiosidade, só em 2011, o FunDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) destinou à Prefeitura de Nova Andradina quase 4 milhões e o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) enviou à APM (Assossiação de Pais e Mestres) da E. E. Profº NPS, mais de 13 mil.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HorósCorpo

É hora do estômago tomar um novo rumo!
No último final de semana, vários duodenos ficaram alinhados no signo de Laringe e na décima segunda casa, que é ligada ao Sistema Digestório. Esse alinhamento superespecial aconteceu às 6h da manhã e traz influências preciosas para nós como língua, glândulas salivares e meninge.
A energia tireóide nos dá a possibilidade de união. Vivemos em uma faringe tão egoísta e, cada vez mais, singular, que é preciso aproveitar esse pulmão para melhorarmos a nação. Os olhos devem aproveitar para se unirem e criar um rim de esperança e pâncreas.
Horóscorpo
O alinhamento aconteceu entre Peritônio, Apêndice, Bexiga, Glândula Supra-renal, Vesícula Biliar e Pélvis. Útero é o planeta do calcanhar e nos traz expansão da vulva, enquanto Fêmur, o planeta do punho e da energia, traz muita orelha e dedos para a população. O Ovário proporciona a cura das nossas mãos, o que nos fará olhar para o ombro com mais esperança.
Cotovelo, que estimula o clitóris, traz mais testículos e sentimentos coletivos para nós. A presença do Diafragma ilumina e fortalece toda essa energia. Como reto também ficou alinhado com Pênis, haverá transformação para se comunicar e promover mudanças por meio das amígdalas.
Além do alinhamento na casa 12, a vértebra estava no Sistema Endócrino, na casa 7 (dos fígados), o que enfatiza a harmonia em todas as nossas costelas. Outro aspecto que ajudou ainda mais neste momento é o Coração em sextil com Intestino e Uretra, que canaliza a energia desses pés e nos ajuda a agir.
Este é um momento para nos concentrarmos e tentarmos caminhar rumo à paz muscular! Está na hora de começar a preparação para a tão sonhada Era do Tornozelo! Afinal, já dizia a música Age of Fígadus: “Quando a Vulva estiver na sétima casa e Rádio se alinhar com Ulna, então, a Laringe irá guiar os cérebros e o peritônio varrerá as alvéolas”. O posicionamento já aconteceu, agora só nos resta aproveitar a pele e agir para alcançar a gengiva.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Arte da Resistência

Pyotr Pavlensky, artista russo.
Black Blocs. Com certeza você já ouviu falar algo sobre eles. O modo particular e polêmico como se organizam e agem chama a atenção pela ousadia e consequências. Certamente essa é uma forma bem particular de protesto, mas o que estamos prestes a ver, nem se compara.
Você conhece o jovem da imagem ao lado? Não? Eu também não conhecia. Até ontem, quando vi sua foto estampada em tudo quanto é página de notícias de vários países, em uma posição que particularmente, não considero muito confortável.
Pyotr Pavlensky (Pedro, para os íntimos) é um artista e ativista político russo de apenas 29 anos, que ficou internacionalmente famoso em 2012 ao fazer um protesto apoiando membros da banda punk Pussy Riot* que haviam sido presas por “blasfêmia”.
Mas ele ficou famoso só por quê apoiou as manifestantes? Não. Muitos outros famosos (como Paul McCartney, Green Day, Madonna, Julian Assange e Red Hot Chili Peppers) o fizeram e nem por isso chamaram tanta atenção. Acontece que Pedro foi além do convencional.

Lábios costurados. 23 de julho de 2012
Na manhã de 23 de julho de 2012 ele apareceu em frente à Catedral de Kazan com os lábios costurados segurando uma placa que comparava a ação de Pussy Riot à de Jesus quando expulsou os mercadores do templo (Mateus 21:12). A polícia o levou à uma clínica psiquiátrica mas ele foi liberado pelos médicos. A manifestação ganhou as manchetes não só pela forma como foi feita, mas também pelo seu significado. Pedro criticou duramente a relação da religião com o Estado, onde a Igreja Ortodoxa Russa financia e apoia publicamente o governo de Vladimir Putin, atual presidente, além de denunciar a realidade da censura cultural no país.

Carcaça. 3 de maio de 2013
Na segunda vez que virou notícia, 3 de maio deste ano, o ativista agitava-se nu enrolado em fios de arame farpado em frente à Assembleia Legislativa de São Petersburgo, num manifesto que ele chamou de “Carcaça”. Horas depois a polícia conseguiu libertá-lo. Em depoimento, ele afirmou que o ato foi uma representação da ação do governo russo sobre a população, através da criação de leis e sistemas para reprimir, manipular e ferir diante de qualquer tentativa de movimento.


Congelado. 10 de novembro de 2013
A aparição mais recente do artista, que ganhou novamente as manchetes de vários países, foi neste domingo (10) em que ele (outra vez nu) simplesmente pregou seus testículos na calçada da Praça Vermelha em Moscou. A escolha do local eu ainda não entendi, talvez esteja relacionado ao mausoléu de Lênin. Mas a data e o nome explicam muita coisa. 10 de novembro é o dia da polícia russa, escolhido para protestar contra a forte opressão policial. Já o nome, Freeze, que seria algo próximo de “congelado” se deve à crítica da postura da sociedade russa de uma forma geral, que se deixa controlar pelo governo, não reagindo diante das arbitrariedades cometidas por ele. Pedro ficou imóvel olhando para seus testículos, representando a atitude inerte e individualista dos russos de olhar apenas para si próprio e não reagir, mesmo diante da dor.

Enfim, aqui fica o exemplo. Quer fazer a diferença? Faça diferente.

*A banda Pussy Riot é na verdade um grupo ativista que usa performances musicais para protestar e denunciar as injustiças cometidas pelo governo russo. Em março do ano passado 3 mulheres, membros do grupo, foram presas condenadas por “vandalismo por ódio religioso”. Elas simplesmente invadiram uma Igreja Ortodoxa Russa e começaram a cantar uma uma versão punk de uma oração. A letra denunciava o tráfico de influência a relação de Putin com a Igreja, o conservadorismo russo, a caça aos homossexuais, entre outras coisas. Apesar do apelo da comunidade internacional que se sensibilizou com a situação das jovens, Putin não voltou atrás com a medida radical.

**Enquanto eu escrevia este artigo, um site australiano publicou uma matéria dizendo que uma das integrantes presas do Pussy Riot, Nadezhda Toloconnikova, que estava incomunicável há semanas, foi transferida para uma prisão na Sibéria.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

E os espelhos?


Passar o rodo e explodir coisas, a dupla.
É impressionante a passividade do Brasil. Chega a ser ridículo.
  Pensei em escrever um artigo sobre os ocorridos do final de semana passado, mas diante da futilidade, deixei pra lá. Não vale o esforço. Aliás, se você se interessa por esse tipo de coisa eu quero mais é que você seja abduzido enquanto dorme e nunca mais volte à Terra, ou seja desintegrado fulminantemente por um raio de Zeus. No entanto, existem coisas que nos escapam à lógica e desafiam o senso de inteligência do ser humano. Sim, eu tô falando da passagem de Justin Bieber pelo Brasil (olha onde eu vim parar...).
  Superando Sylvester Stallone que em 2010 fez piadas pra lá de idiotas sobre o Brasil (apesar de ter pedido desculpas posteriormente), o cocozinho canadense extravasou publicamente os desejos reprimidos que todo gringo tem, mas na maioria das vezes não pode satisfazer ou o faz às escuras: pichou muro, agrediu paparazzo, mostrou dedo pra galera, com mais de 1 hora de atraso abandonou o palco sem dar satisfações às suas mais de 35 mil fãs (o ingresso custou só R$ 650), alugou mansão particular, passou o rodo geral nas incautas tupiniquins, fez balada regada a prostitutas e drogas, e ainda cuspiu no prato que comeu “não volto mais ao Brasil!”.
  Infelizmente isso eu já esperava da criaturinha, afinal de contas é apenas uma criança, bilionário, famoso pra caramba, usuário de drogas (o que vai acabar com sua carreira muito em breve e a mídia chama de “intoxicação alimentar”, que por acaso é quase a mesma coisa que matou Jackson, Wynehouse e Chorão), com milhões de acéfalos fãs que dariam qualquer coisa (qualquer coisa mesmo!) para conhecê-lo e todos os mimos a que um astro (eu disse isso?) tem direito. O que me revolta, e me faz escrever isso, é a forma como o Brasil abre as pernas aceita toda essa farra sem nem “ficar vermelho”.
  Como se não bastasse a parcimônia das gentes da terra de Cabral, me vem o PIG a imprensa e faz parecer que tudo não passou de traquinagens de um garoto arteiro e hiperativo que está em fase de auto-conhecimento. Trata tudo como se fosse a coisa mais linda e normal do mundo, transformando numa celebridade a garota que deu dormiu com ele, dizendo que as prostitutas cariocas que sua equipe contratou são fãs vips, ou ainda que os fãs que ele agrediu o estavam “sufocando”, entre outras bizarrices típicas da família Globo.
  Antigamente os gringos ao menos davam espelhos em troca.
  Só lamento.

domingo, 10 de novembro de 2013

Enquanto isso, na Terra Média...

Cansei de andar igual camelo por essa Terra Média. Agora vou de carona. (Afinal de contas, não é todo dia que passa um helicóptero por aqui.)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Você PRECISA Saber que... "Isabelle Drummond coloca aparelho nos dentes"

 A notícia, de extrema relevância nacional, foi veiculada no portal Uol (o melhor conteúdo!) ontem (7) quando já faltavam dez minutinhos para as 23:00.
 O jornalista (?) que assina a matéria, Renato Damião, ainda faz comentários do tipo "Isabelle Drummond está de volta a adolescência" e "A atriz se prepara para viajar para algum lugar por aí", acrescentando ao nosso dia além de muita informação de extrema importância, uma oportunidade de refletirmos sobre a brevidade da vida e a razão de nossa existência.
 Isabelle Drumond, se você ainda não reconheceu, é a nossa eterna Emília do Sítio do Picapau Amarelo (2001), que depois de crescer (e ficar linda pra caraca!) volta à adolescência por ter colocado aparelho, logo, decide viajar para "algum lugar por aí".

 Mas só uma boa matéria não basta. Tem que ter os comentários.

Como se não bastasse uma boa notícia, de cunho não apenas jornalístico mas quase que filosófico, a seção de comentários completa a dose hilariante com a participação de leitores como o "Agratidão" e o "Borjão Selva".


"Hoje minha Vida mudou, não ganhei a mega sena, 
mas porque li esta matéria escrita por Renato Damião. 
Vai viajar pra algum lugar... 
E peca gastando com acessórios que falta de assunto
 kkkkkkkkkkkkkkk UOL SLOGAN: O MELHOR CONTEÚDO"
Agratidão, leitor que alcançou a realização ao ler a matéria


"Ainda bem que li isso, 
pois não sei como seria minha vida daqui pra frente 
se eu não tivesse lido esta notícia."
Luizz Fernando, grato por alcançar a iluminação

  
Um oferecimento: Uol, o melhor conteúdo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Complexidade do Simples

 Não lembro exatamente onde nem quando, mas vi uma matéria sobre um artista que usava o simples, coisas do cotidiano para criar um tipo inovador de arte.
 Como grande curioso que sou, depois de fuçar o site inteiro do rapaz fui pesquisar sobre outros artistas que fazem coisa parecida. E como a net é uma rede sem fim, se eu continuar procurando vou continuar encontrando. Então eu parei de procurar. Por enquanto. Mas fiz uma seleção que quero compartilhar com vocês.

CintasCotch

O primeiro artista, é o equatoriano super premidado Javier Pérez, que além de outras coisas é ilustrador. Com o codinome virtual CintasCotch (que seria fita adesiva) ele faz o maior sucesso na net e nos festivais e exposições em que participa mundo afora, misturando objetos simples e desenhos mais simples ainda. O resultado é fantástico!
 Javier é o criador do tumblr 364 Ideias, uma espécie de desafio onde ele posta uma imagem por dia. Vale a pena conferir.




TypeWriter Artist

 A segunda da nossa lista, preciso dizer, quase não acreditei quando vi seu site. Nunca poderia imaginar que isso fosse possível, mas aí está, para quem quiser ver.  Keira Rathbone é uma artista londrina que quase supera o que nós mortais conhecemos como criatividade.
 A moça não se contentou em escrever com uma máquina de escrever. À la Mafalda, ela decidiu que desenhar seria mais divertido. O resultado é simplesmente esplêndido e duro de se acreditar.



Escultura em Crayons

 A terceira, é uma vietnamita que vive nos EUA há 27 anos com sua família. Diem Chau, que também é mais que premiada e reconhecida no meio artístico de quase todo o país, desenvolve trabalhos que envolvem miniaturas.
 O destaque são suas esculturas em giz de cera (os crayons) que vão desde animais e objetos, até pessoas. Isso mesmo, você pode mandar uma foto e ela te manda uma escultura sua em giz de cera. Fantástico, não?



Na ponta do Lápis

 O último da nossa lista (o último, mas não o menos bacana), é o paulista Dalton Getthi que vive nos EUA. Ele simplesmente consegue esculpir miniaturas em ponta de lápis. Sim, isso é possível.
 Com apenas uma lâmina de barbear, agulhas de costura e uma faca, ele cria esculturas inacreditáveis de aproximadamente 1cm.
Apesar de ser uma arte rara, Dalton trata suas criações de uma forma um pouco diferente. Não vende uma peça sequer. As doa aos amigos. Também não vê seu ofício como um trabalho, mas como uma forma de meditação, um hobby.


 Enfim, quando a gente pensa que já viu de tudo, aparecem essas pessoas para nos mostrar que não vimos é nada e que ainda dá para se surpreender com as coisas que nos cercam. O simples pode se tornar complexo. O óbvio pode passar a ser inusitado. Tudo é questão de perspectiva.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

1, 2, 3...

Sim, isso é um recomeço! \o/

 Primeiramente, obrigado a todos que sempre me cobraram o retorno.
Como em 2012 eu me voluntariei a prestar o Serviço Militar Obrigatório, o futuro do Blog se tornou incerto, mas cá estamos nós outra vez.
 Nesses quase 18 meses que fiquei "fora do ar" muitas ideias incríveis e malucas de postagens apareceram. Algumas se foram, mas outras ainda estão fervilhando aqui na minha cabeça e em breve estarão aqui, para VOCÊ!
 Não posso prometer postagens diárias. Mas prometo me esforçar para que isso seja possível.
 Como se pode notar, fiz uma faxina (tinha teia de aranha, cocô de lagartixa, fóssil de mamute, esqueleto de arqueólogo e poeira. Mas muita poeira) no Blog. Troquei as cortinas, lavei os tapetes, consertei aquele vidro quebrado da janela lá da frente, tirei o mato que cresceu em volta, etc.
 Ah, e como também se pode notar, estou à procura de um novo NOME pro Blog.

Tem uma boa ideia? Manda pra mim! :)

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta