Início

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Índio Na Fotografia Brasileira

"Tupi or not tupi, this is the question."
Oswald de Andrade

Recentemente me converti à fotografia. Não que ela seja uma religião ou ideologia política, mas algo próximo de uma linda filosofia de vida. 
Qualquer dia desses, posto aqui algo sobre fotografia e os maiores fotógrafos de todos os tempos e da atualidade e de todos os cantos do mundo e as fotografias mais premiadas e as mais polêmicas e as mais lindas e as mais qualquer coisa. Prometo. Mas enquanto esse dia não chega, vou compartilhar com vocês um único projeto, que envolve dezenas de fotógrafos, brasileiros ou não, de séculos atrás e dos dias de hoje. Entre eles, figuras históricas do Brasil como o Marechal Rondon e fotógrafos pra lá de famosos, como Sebastião Salgado.

O Índio Na Fotografia Brasileira (Fonte: Internet)
"O objetivo é apresentar para o público em geral 
um panorama sobre a representação do índio
 na fotografia brasileira."
Leonardo Wen, em entrevista ao blog do Instituto Moreira Salles

Iniciado em janeiro de 2013, o premiado projeto de pesquisa Iconografia fotográfica dos povos indígenas do Brasil de autoria do fotógrafo Leonardo Wen, reúne num único site 3 séculos de registro dos índios brasileiros, sob os mais diversos olhares e aspectos.
Patrocinado pela Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura e Governo Federal, a pesquisa tem como fonte, além dos acervos pessoais de alguns dos fotógrafos, órgãos como o Museu do Índio e a Biblioteca Nacional.
O site me fez lembrar da exposição ~Ofayé: Passado e Presente~ de autoria do Dr. Giovani José da Silva (professor da UFMS/NA) que retratava a passagem do antropólogo Darcy Ribeiro por essas bandas em 1948, estudando a vida dos antigos donos das terras de Moura Andrade, os povos Ofayé Xavante, que além de servir como base ao TCC da então acadêmica Maria Eunice Carvalho, foi justificativa à criação do Selo Ofayé e do Dia Municipal do Povo Ofayé, comemorado em 20 de abril por iniciativa do vereador petista Vicente Lichoti.
Aos estudantes, futuros antropólogos, historiadores, fotógrafos e curiosos de plantão, sem dúvidas esse é um brilhante pontapé inicial. Apreciem com moderação. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta