Início

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Memórias

A palavra memórias tem muitos significados para mim. Bons e ruins, assim como elas. Cheias de emoções ou completamente vazias de sentimentos. Apenas memórias.
Quero compartilhar com vocês um dos seus significados para mim.
Hoje tive a oportunidade de conversar com um veterano da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Não me orgulho da guerra, muito pelo contrário. Não há o menor sentido nela. Também não posso dizer que o passado do Exército Brasileiro seja glorioso. Mas não é de nada disso que quero que se lembrem agora.
Esbanjando juventude e bom humor por onde passa, o Sr. Agostinho, presidente da ANVFEB de MS, hoje com 88 anos, tem horas e horas de histórias para contar. Não consigo traduzir a sensação de estar frente a frente com uma pessoa assim, a não ser por essa palavra: memórias.
Olhando para os seus olhos nuveados, parece que consigo enxergar os horrores que ele assistiu nos campos de batalha da Itália durante a II Guerra Mundial. Sua voz, ainda firme e clara, me faz imaginá-la ecoando entre as trincheiras, cortando o frio. Suas mãos, que pude apertar com emoção, estiveram lá. Eu sei. Empunhando a metralha, apalpando a neve, amparando os camaradas. Sujas de pólvora, talvez de graxa ou ainda, de sangue. Memórias.
Sd. Agostinho, um dos últimos "pracinhas" sobreviventes da II Guerra Mundial, acompanhado de um dos mais recentes soldados do Exército Brasileiro, que se Deus quiser não vai para guerra nenhuma.

 Prometo que em breve entrevisto ele e conto uma de suas histórias aqui. Vocês vão gostar.

Um comentário:

  1. Não sei por que postei isso aqui, mas enfim. Quase nada nesse blog faz muito sentido mesmo. Momento Facebook.

    ResponderExcluir

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta