Início

sábado, 8 de fevereiro de 2014

10 Regras Para Bem Viver

por Ézel Elmar*


Domine a língua. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave. O modo de falar impressiona mais do que o que se fala.

Pense antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, nem dê importância ao quanto custa cumprí-la.

Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.

Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem você se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.

Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda suas dores, desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.

Conserve a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.

Deixe as suas virtudes falarem por si mesmas e recuse falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene os murmúrios. Tenha como regra falar só coisas boas de seus semelhantes.

Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena. e frequentemente magoam quando menos se espera.

Não faças questão de observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém acredite nelas.

Não seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.


*Conheci esse texto durante uma oficina de oratória, ministrada pela professora Maria Garcia Borges. Pesquisando sobre o autor na internet, nada encontrei. Ainda assim, achei interessante compartilhar essas dicas, apesar de não concordar totalmente com todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta