Início

sábado, 28 de dezembro de 2013

O Curioso Caso de Elisa Lam

Elisa Lam, 21.
 Em janeiro de 2013 uma turista canadense estava hospedada num hotel em Los Angeles, na Califórnia. Elisa Lam, de 21 anos, que viajava sozinha optou pelo Hotel Cecil, famoso por seu histórico de assassinatos em série e supostos suicídios mal solucionados. Até aí tudo bem. Aliás, qual o problema em se hospedar num hotel desses, né?!
 No início de fevereiro Elisa Lam desaparece e a polícia local inicia uma busca por seu paradeiro.
 Numa terça-feira (19), após muitas reclamações por parte dos hóspedes, que alegavam terem sentido um sabor estranho e asqueroso na água, um funcionário decide verificar os tanques d’água no terraço do prédio.
Hotel Cecil, famoso pelas mortes obscuras
 Segundo o relato obtido pela polícia, depois de desligar o alarme de segurança da porta que dá acesso ao terraço, o funcionário posicionou uma escada ao lado dos tanques para verificar se havia algo de errado nos reservatórios, abrindo o lacre de cada um. Ao verificar o quarto e último tanque, ele se deparou com o corpo de Elisa.
 Diante disso, a polícia solicita as gravações das câmeras de segurança do hotel. Procuravam pela última aparição da jovem. E o que encontraram só aumentou o mistério. Veja o vídeo.
 Ao assistir o vídeo a sua explicação provavelmente foi a mesma que a minha: drogas. Porém exames toxicológicos comprovaram que Elisa não havia ingerido qualquer substância do tipo. Nem mesmo álcool. De qualquer forma, as portas de um elevador, normalmente, não ficam abertas por 3 minutos sem motivo algum e depois simplesmente abrem e fecham a cada 10 segundos, como mostra o vídeo. Isso a polícia ainda não conseguiu explicar, embora o caso tenha sido encerrado como morte por afogamento acidental.
 A investigação do histórico médico de Lam revela que ela sofria de transtorno bipolar, embora seus amigos relatem que ela era uma jovem carinhosa e normal.
 Outro detalhe que continua sem explicação é o fato de o alarme de segurança não ter disparado quando a porta do terraço, que é um espaço restrito à equipe de funcionários do hotel, foi aberta. Tampouco há explicação para o tanque estar fechado pelo lado de fora.
 Quanto ao fato de Elisa não ter usado escada alguma para chegar ao topo da caixa d’água, o que foi motivo de teorias conspiratórias em vários blogs, inclusive do Brasil (Megacurioso, Isso É Bizarro e Arquivo UFO), acho que tenho uma possível explicação. Vejamos.
Já que Elisa não teria usado escadas, tampouco poderia escalar o tanque de quase 3 metros de altura, essa seria uma explicação bem razoável para como ela teria chegado ao topo da caixa d'água.

Repare que uma pessoa que consiga acessar o telhado consegue facilmente descer sobre o tanque. Outra hipótese é a de que ela poderia ter se apoiado sobre a grade de proteção, alcançando sem grande dificuldade a tampa do reservatório.

 De qualquer forma, completando quase 1 ano, o caso controverso ainda tem perguntas sem respostas e é origem de muitas histórias de terror e teorias de conspiração. Episódio recente foi o protagonizado pela celebridade norte-americana conhecida como Tila Tequila. No dia 8 desse mês a maluca atriz postou no Facebook que era a única pessoa do planeta que sabia como Elisa Lam tinha morrido. Segundo ela, a jovem teria sido vítima de um ritual, assim como o astro do cinema Paul Walker. Confesso que fiquei intrigado com o post. Principalmente depois de conhecer o site da mocinha, que na verdade é vietnamita e se chama Tila Nguyen.
 Como se não bastasse, 5 dias depois de encontrarem o corpo da jovem, Los Angeles foi assolada por um surto de tuberculose. E o que isso tem a ver com o caso? Nada demais. Apenas o fato de o exame de detecção da tuberculose se chamar LAM-ELISA. Tá, essa eu não sei explicar.
 E pra encerrar, deixando sua mente bugada refletindo, vou recomendar um filme bem bacana. Água Negra, dirigido por Walter Salles e lançado em 2005. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

  1. Luisa disse: Eu tbm fiquei mt intrigada com a morte dessa guria. Como pode ela ter caido dentro do tanque se jogado aí ela fecha por fora a tampa dum tanque de ferro? E tbm como ela teve força pra abrir, se é mt grande e pesado? São cosas de la vida,,,, no si puede explicar...

    ResponderExcluir

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta