Início

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO!

Eu juro que já tava com uma idéia de post borbulhando na minha cabeça... Mas recebi alguns recados de amigos de São José dos Campos, onde há dias se passa um episódio um tanto quanto desumano controverso. Sim, eu tô falando da reintegração de posse que está sendo feita pela PM, no "Pinheirinho". Fomos informados de que Guilherme Boulos, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto foi espancado e preso sem motivo algum pela Polícia Militar.

Jovem ex-moradora do Pinheirinho
Como não adiantaria muito eu dizer que policiais e guardas comunitários estão agredindo, prendendo sem motivos e até matando pessoas, incendiando casas, proibindo a entrada de repórteres, jornalistas e até autoridades do Governo Federal, demolindo casas com tudo dentro, dentre tantas outras coisas que ainda estão por vir à tona, eu resolvi mostrar uma espécie de documentário produzido pelo amigo Raphael Tsavkko Garcia com colaboração da Mariana Parra, que mostra a realidade fiel e cruel, tal como ela é:

O Secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, ao tentar um diálogo com policiais no Pinheirinho, levou um tiro de borracha:

PM recepcionando moradores
"Fui ao enterro de Alexandre Vannucchi, de Vladimir Herzog e do operário Santo Dias da Silva. Nunca me aconteceu nada. Agora, em plena democracia, como assessor da Presidência da República, sou atingido por uma bala de borracha"

Na Alemanha, jovens se mobilizam pedindo a paz no Pinheirinho.

Membros brasileiros do grupo Anonymous, fuderam tiraram do ar sites oficiais do Governo e do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. (Facebook - Youtube - Blog)

Abaixo, depoimentos de ex-moradores do Pinheirinho:

Tratores destroem casas com tudo dentro
Quando cheguei em frente à minha casa, a porta tava arrombada. Do lado de fora, tava jogado só a cama e uma estante. Todo o resto – geladeira, televisão, móveis, roupas, objetos pessoais, meus documentos – tudo desapareceu! Minhas compras, tava tudo jogado, até ovo jogado na casa tinha 
Maria Conceição, ex-moradora

Vi minha casa no chão, e eu não tirei nada. A polícia está trocando o número das casas. Lá dentro ficou tudo - meus eletrodomésticos, móveis, um notebook, objetos pessoais, meus documentos, tudo 
 Gerson, metalúrgico e ex-morador

Bar destruído: Dono foi impedido de retirar seus bens
O lacre de casa foi estourado e foi tudo quebrado lá – louças, eletrodomésticos e até uma geladeira de vidro que eu tinha. Parece que tinham feito uma festa dentro da minha casa! E quando um morador reclama, a polícia tá agindo com violência, mandando calar a boca...
Sônia e Dênis, casal de ex-moradores

Policial impede moradores de voltarem a suas casas
Eu consegui pegar algumas coisas debaixo dos escombros só. A minha casa também foi derrubada sem eu tirar nada. Eu vivia lá com a minha esposa e meus três filhos, que tem entre seis meses e seis anos.
Fábio Santos, ex-morador




E ainda, alguns dados sobre:

Pinheirinho
O Pinheirinho
Segundo dados da prefeitura, o terreno desocupado, com mais de 1 milhão de metros quadrados, está avaliado em R$ 84 milhões, mas acumula uma dívida de R$ 16 milhões em impostos, e abrigava mais de 1.600 famílias (quase 5.500 pessoas). A área pertence à massa falida da empresa Selecta, do especulador Naji Nahas, preso em 1997 condenado a 24 anos de prisão por quebrar a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989, e preso novamente pela Polícia Federal em 2008, junto com um banqueiro e o ex-Prefeito de SP, por lavagem de cerca de 2 Bilhões de dólares em uma ilha do Caribe.
O Deputado e também Delegado, Protógenes Queiroz, denunciou ontem (24) que a desocupação é apenas para beneficiar Naji Nahas.


Tropa de Choque da PM expulsa moradores
A Polícia
Para desocupar o terreno onde estava a comunidade do Pinheirinho, a polícia usou o efetivo de 2.000 homens, 220 veículos, 1 carro blindado e 2 helicópteros. Também foram utilizados na operação, 40 cães e 100 cavalos. A ação contou também com a participação da Guarda Municipal de São José dos Campos.
A Agência de Notícias das Favelas apurou hoje (25) que já subiu para 7 o número de mortos no Pinheirinho, incluindo crianças e mulheres. O número de feridos ainda não foi confirmado por dificultação por parte dos Hospitais, que orientados pela Polícia e pela Prefeitura, se negam a prestar informações.


Desabrigados são amparados em Igreja
Os Desabrigados
Na escola Dom Pedro de Alcântara, transformada em abrigo oficial para 2.500 pessoas, várias pessoas estão dormindo em colchões. Já na igreja de Nossa Senhora do Socorro, improvisada em abrigo extraoficial, cerca de 1.500 pessoas dormem em bancos, corredores e debaixo das marquises. 
No local há apenas oito vasos sanitários e os banheiros não têm chuveiro
Segundo o padre da Igreja, a Prefeitura o está pressionando: "Ficar na igreja, é eles, ou você!"


Autoridades dizem que não houve morte nem feridos
"O morador ferido a bala durante a manhã de hoje, o ajudante de pedreiro David Washington Castor Furtado, 32 anos, já passou por uma cirurgia e continua internado no Hospital Municipal.
 Segundo a mãe de David, a dona de casa Rejane Furtado da Silva, no momento em que foi baleado ele tinha acabado de sair do Pinheirinho e carregava seu filho de 10 meses no colo. A bala atingiu a perna de David, quando estava próximo ao Centro de Triagem. Ele passou por cirurgia e, segundo médicos, corre o risco de ficar paraplégico.

Guarda Municipal aponta arma de fogo para moradores
 "Até agora o meu filho não está sentindo as pernas. É muita desgraça. A esposa dele, que viu tudo, está em estado de choque", disse dona Rejane, que afirma que a bala partiu da Guarda Municipal.
 Embora ele tenha sido atingido com arma de fogo, a Guarda Municipal insiste em afirmar que não usou armas letais"



 

Para mais informações, acessem:
 Diário Liberdade
 Blog do Abelha 
 MTST
 CSP - Conlutas

Um comentário:

Biografiada

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Estudante, 20 anos, canceriano, feio, humanossexual, paulista, moreno, trompetista, leitor, magro, palhaço, amante. Ator, voluntário do Greenpeace, sonhador e aspirante a Hippie com tendências circenses. E provisório.

Gente Fina

Gaveta